Bem-vindo ao Canal de Integridade da Fapes

Neste Canal você pode, de forma responsável e segura, relatar violações
ao Código de Ética e Conduta da empresa e de leis e regulamentos em vigor.

Dúvidas Frequentes

O Canal de Integridade é o canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, gerenciado por empresa externa e não vinculada à FAPES, ao qual você poderá recorrer para relatar situações observadas ou suspeitas, que violem normas legais ou internas, como, por exemplo, o Código de Ética e Conduta da FAPES.

É importante saber que, se preferir, você poderá registrar a sua denúncia de forma anônima, mas que se optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente adequada e confidencial, de modo que você não precisa temer qualquer retaliação.

No Canal de Integridade, você poderá registrar denúncias de diversas naturezas, desde que se trate de situações observadas ou suspeitas que violem normas legais ou internas da FAPES, irregularidades, ou comportamentos contrários à ética corporativa e valores da FAPES.

Os tipos de denúncia são:

  • Assédio moral;
  • Assédio sexual;
  • Conduta inadequada;
  • Conflito de interesses;
  • Corrupção;
  • Descumprimento de Políticas e Normas da Empresa;
  • Discriminação / Preconceito;
  • Fraude;
  • Furto / Roubo;
  • Quebra de sigilo ou da segurança de informações;
  • Uso de drogas entorpecentes / álcool;
  • Uso indevido de recursos da Empresa;
  • Outros.

Por meio deste site, você poderá registrar denúncias a qualquer hora, todos os dias.

Por meio telefônico (0800 878 9049), você poderá registrar denúncias durante o horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 20h.

É de suma importância que você forneça todas as informações e detalhes possíveis ao longo do seu relato, para viabilizar a devida apuração dos fatos e condução da investigação, quando couber.

Para isso, você pode abordar os seguintes pontos:

  • O que foi observado, presenciado ou suspeito?
  • Quem são as pessoas envolvidas?
  • Quando a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita?
  • Onde a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita?
  • A situação relatada continua a ocorrer?

Caso possua, você também poderá anexar fotos, documentos ou outros documentos ao seu relato, para que eles possam, assim, também ser analisados.

O Canal de Integridade é projetado para garantir a sua absoluta segurança no registro de denúncias e, neste sentido, há inclusive controles que impedem que sua denúncia seja direcionada à colaboradores envolvidos na situação relatada.

Além disso, as suas informações de identificação, quando fornecidas, receberão o devido tratamento especial, dada a sensibilidade dos seus dados e, se preferir não as fornecer, os fatos relatados serão apurados com a preservação do seu anonimato.

No ato de conclusão do registro de uma denúncia, você receberá um número de protocolo, que poderá ser utilizado por você para acompanhamento da evolução do tratamento do seu relato por meio deste site. É importante lembrar que, sem o número de protocolo, não é possível o acesso e o acompanhamento da denúncia registrada e, por isso, é fundamental que você guarde este número e não o perca.

A sua denúncia será encaminhada, pela empresa externa e não vinculada à FAPES que gerencia o Canal de Integridade, à Gerência Executiva de Compliance e Controles Internos (“GECOMP”) para que seja iniciado o processo de apuração e tratamento do que foi relatado.

A GECOMP encaminhará, quando necessário, o seu relato para conhecimento e compartilhamento do processo de apuração com o Diretor Superintendente da FAPES e/ou o Comitê de Ética e Compliance da Fundação.

A sua denúncia nunca será encaminhada à área/pessoa denunciada ou envolvida na denúncia registrada, de modo a assegurar a segurança e a imparcialidade do processo de apuração e, quando couber, da investigação.