Bem-vindo ao Canal de Ética PROZ

Por meio deste Canal você pode, de forma responsável e segura, relatar violações ao Código de Ética e à Política Anticorrupção da PROZ, incluindo atos de corrupção e outras irregularidades previstas na Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção). A PROZ não tolera a retaliação contra qualquer um que fizer um relato de boa-fé neste canal.


Dúvidas frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Caso você tenha optado pelo anonimato, não existe nenhuma possibilidade de identificação, já que não são gravados dados como o IP do computador que gerou o relato. Reforçamos que, para garantir que sua identidade não seja revelada, é importante também que você tenha cuidado, e não comente com ninguém sobre sua denúncia.

Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você, ao fazer seu relato, optou por se identificar, o acesso ao seu nome será restrito ao Compliance Officer e membros da Comissão de Ética, a depender do caso. Estes poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável. A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte deste grupo só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização.

Por que o canal não é gerenciado pelo própria Proz?

A PROZ optou por um canal externo para o recebimento de denúncias, buscando uma maior credibilidade, imparcialidade, transparência, e segurança dos denunciantes. As denúncias feitas pelo site ou pelo telefone são registradas pela Iaux Brasil, que é uma empresa independente e especializada, contratada especificamente para executar esta atividade, demonstrando a preocupação da empresa com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.

Por que não é a própria empresa quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Iaux Brasil, demonstra que as Proz está realmente preocupada com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. Os resultados obtidos por ouvidorias externas são incomparavelmente melhores aos obtidos por ouvidorias internas, constituídas por colaboradores da própria organização. As razões para essa maior eficiência são diversas.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa-fé?

A PROZ não tolera a retaliação contra qualquer um que fizer um relato de boa-fé neste canal.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos serviços, a imagem da instituição, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.

Vão me rotular como dedo duro se eu fizer uma denúncia?

É importante reforçar que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem com os colegas mais próximos.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Ao realizar uma denúncia, sobre uma situação real ou potencial, é importante que o faça uma única vez. Fazer vários registros no Canal não vai trazer mais crédito para a ocorrência, apenas custos de processamento de dados para a empresa, perda de tempo na análise e demora na conclusão das investigações.