O Canal de Denúncia é um serviço de comunicação externo, independente e seguro, em que é possível registrar relatos sobre ações e desvio de condutas que não estão em conformidade com o Manual de Conduta da CCEE.

As informações relatadas são recebidas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, que após tratamento inicial das informações, encaminha o relato para o ator adequado de acordo com o conteúdo definido.

Isso assegura o profissionalismo, sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação relatada.

Os Canais OICCEE e Central de Monitoramento são um serviço de comunicação independente e seguro em que é possível relatar ações e condutas que não estão em conformidade com o Manual de Conduta da empresa, bem como leis e regulamentos em vigor. Neles é possível comunicar preocupações ou a ocorrência de desvios de conduta de pessoas relacionadas a empresa, inclusive agentes e fornecedores. As informações são recebidas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, que após tratamento inicial, encaminha o relato para análise do Comitê de Ética da organização. Isso assegura o profissionalismo, sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação registrada.

O Canal está disponível pela internet 24 horas por dia, 07 dias por semana.

 

Internet - www.canalintegro.com.br/CCEE

É importante, antes de registrar um relato, navegar pelo site e conhecer suas características e funcionamento. Tendo certeza e segurança pessoal sobre o registro que pretende realizar, acesse “Registrar Denúncia”, preencha o formulário correspondente e, caso deseje, pode anexar fotos, documentos ou outros arquivos. Após o envio de seu relato você recebe um número de protocolo para acompanhamento e até mesmo oferecer mais informações posteriormente. O IP do equipamento que registrou o relato jamais será identificado.

 

Violações ao Código de Conduta e Ética da organização, tais como:

  Assédio moral;*
  Assédio sexual;*
  Conduta inadequada;
  Conflito de interesses;
  Descumprimento de Políticas e Normas da organização;
  Discriminação/Preconceito
  Fraude;
  Furto/Roubo;
  Quebra de sigilo ou da segurança de informações.
  Outras situações
Assédio moral no trabalho

O assédio moral pode assumir tanto a forma de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) quanto indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social). No entanto, para que sejam configuradas como assédio, essas ações devem ocorrer repetidamente, com frequência e por um período prolongado.

As práticas de assédio moral podem ocorrer tanto do chefe para seu(s) subordinado(s), como dos colaboradores para seu(s) superior(es); assim como entre colegas de trabalho (pares).

O assédio nem sempre é intencional. Por vezes, as práticas ocorrem sem que os agressores percebam que suas ações configuram abuso de poder, o que frequente e repetidamente é uma forma de violência psicológica. No entanto, isso não retira a gravidade de práticas de assédio moral e dos danos causados.

É considerado assédio:
→ Exposições prolongadas e repetitivas a situações constrangedoras e humilhantes - A principal diferença entre assédio moral e situações eventuais de humilhação, comentário depreciativo ou constrangimento contra o trabalhador é a frequência, ou seja, para haver assédio moral é necessário que os comportamentos do assediador sejam repetitivos.

Importante: Um comportamento isolado ou eventual não é assédio moral, embora possa produzir dano moral.

Não é considerado:
→ Situações eventuais – Para que a situação se caracterize como assédio moral é necessário que o comportamento do assediador seja frequente e repetitivo. Um comportamento isolado ou eventual, apesar de poder causar dano moral, não pode ser classificado como assédio moral.

→ Exigências e cobranças profissionais – Todo trabalho apresenta certo grau de imposição e dependência. Assim, existem atividades inerentes ao contrato de trabalho que devem ser exigidas ao trabalhador e críticas que possam acontecer eventualmente referentes à produtividade e qualidade do trabalho. É normal haver cobranças, críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho e/ou comportamento específico feitas de forma explícita e não vexatória.

→ Conflitos – Algumas situações como transferências de postos de trabalho, remanejamento de cargos e funções ou mudanças decorrentes de prioridades e estratégias institucionais podem acabar gerando conflito, mas não configuram assédio moral por si mesmas.

→ Más condições de trabalho – Trabalhar em um espaço pequeno, com pouca iluminação e instalações inadequadas não é um ato de assédio moral em si.
Assédio Sexual

O assédio sexual inclui a conduta física, verbal e visual que não é solicitada, é indesejada por aquele que recebe e vista como ofensiva. A conduta cria ou tem o potencial de criar um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo e/ou afeta os termos e condições de emprego. O assédio sexual pode ocorrer de forma verbal, visual ou física, sendo estes alguns exemplos de condutas inadequadas que podem ser categorizadas como abuso sexual:

→ Conduta indesejada, tocando inadequadamente, promovendo abuso sexual, demandas sexuais ou pedidos de favores sexuais;
→ Cobiça ou olhares frequentes para uma parte da anatomia de uma pessoa;
→ Piadas indecentes, exibindo materiais de cunho sexual como a pornografia;
→ Repetidas solicitações indesejáveis para encontros românticos.

Violações ao Código de Conduta e Ética da organização, tais como:

Se você optou pelo anonimato não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato.

Importante alertar que, ao registrar um incidente, você não deve comentar isto com ninguém, nem com aquele que lhe parece ser muito confiável. Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não será revelada, pois você não assumirá riscos de comentários entre amigos.

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos gestores integrantes do Comitê de Ética da empresa que poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável. A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte deste grupo só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização, sem a qual, o acesso a sua identificação permanecerá restrito ao grupo mencionado anteriormente.

Para facilitar a análise da situação que você está relatando, é importante observar e informar o maior número de detalhes possível. Informe sempre de maneira clara e detalhada:

O fato, o acontecimento;;
Os envolvidas e suas áreas correlatas;
Data do fato;
Local do fato;
Periodicidade do fato.

É importante que você utilize nomes próprios em lugar de ele ou ela e caso você deseje, é primordial para o tratamento mais adequado que seja enviado evidências, como: fotos, documentos, conversas ou outros arquivos ao seu relato.

 

Voltar