O Canal de Ética é um serviço de comunicação independente e seguro, em que é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Ética da JIRAU ENERGIA, bem como leis e regulamentos em vigor. É uma ferramenta segura e confidencial, de comunicação de preocupações ou ocorrência de desvios de conduta de pessoas relacionadas à Empresa, inclusive fornecedores.


As informações relatadas são recebidas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, que após tratamento inicial das informações, encaminha o relato para análise do Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA. Isso assegura o profissionalismo, sigilo absoluto, anonimato e o tratamento adequado de cada situação relatada.



A denúncia pode ser realizada sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com o Diretor ou Gerente responsável pelo suposto autor do incidente antes de realizar a denúncia.


Caso você não saiba quem é o Diretor ou o Gerente responsável, ou não se sinta confortável em relatar a estes profissionais, pois possui dúvidas sobre potencial cumplicidade ou, ainda, simplesmente deseja manter seu anonimato, reporte através de uma das ferramentas do Canal de Ética (website ou telefone).


O Canal de Ética da JIRAU ENERGIA se destina a:

Violações ao Código de Ética da JIRAU ENERGIA;
Assédio moral;
Assédio sexual;
Corrupção, fraude;
Direitos humanos;
Violações de regras de privacidade de dados pessoais;
Violações de sanções e embargos internacionais;
Danos à saúde e segurança;
Danos ao meio ambiente;
Desvios éticos referentes ao relacionamento com consumidores ou fornecedores;
Violação de leis trabalhistas por parte de fornecedores, condições degradantes de trabalho, trabalho análogo ao escravo ou infantil;
Situações que possam expor negativamente a imagem e marca;
Desrespeito no ambiente de trabalho.

Não, os relatos podem ser identificados ou anônimos. Entretanto, caso você se identifique, a sua identidade será preservada. Todas as informações oferecidas neste Canal serão tratadas com sigilo e confidencialidade.


O denunciante relata um incidente, anonimamente ou não, através dos canais disponíveis que são a internet e o telefone:


Pela internet: : O denunciante acessa o formulário de registro de denúncia em português ou inglês e preenche as informações. Ao processar o registro de sua denúncia, o denunciante recebe um número de caso (protocolo) para rastrear como o incidente é tratado.


A IAUX Brasil fará uma análise inicial para avaliar se as informações foram preenchidas corretamente e encaminhará o relato para o Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA, que vai analisar e tratar o caso.





Por telefone: As chamadas podem ser feitas em português e serão tratadas pelo provedor de serviços que registrará a informação relatada e posteriormente encaminhará a denúncia registrada para análise e tratamento do Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA. Igualmente ao registro feito pela internet, o denunciante recebe um número de caso (protocolo) para rastrear como o incidente é tratado.


Por quaisquer dos meios mencionados anteriormente, a denúncia é então encaminhada ao Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA, que poderá encaminhar à Comissão de Investigação para análise e averiguação.


Se o Coordenador do Comitê de Ética julgar necessário, a denúncia pode ser investigada por um agente externo, desde que tenha o nível técnico suficiente, seja firmado um contrato específico para a investigação e garantida a observância dos princípios aplicáveis.


O objetivo da investigação é:
  i) verificar a veracidade e exatidão dos fatos reportados na denúncia e
  ii) identificar outros fatos e circunstâncias que podem ser de importância para a análise da denúncia.


Após a conclusão da fase inicial da análise e entendendo ser procedente, o Comitê de Ética convocará o Comitê Ético-Disciplinar para que esse fórum tome as medidas que julgar necessárias dentro dos padrões internos e aspectos legais.


Finalizada a averiguação interna, o Comitê de Ética atualizará a ferramenta para que o denunciante possa tomar ciência da conclusão.


Todas as informações relativas à denúncia (a denúncia em si, o relatório de investigação, as atas de reunião do comitê e a decisão) devem ser armazenados em um sistema sob reponsabilidade do Coordenador do Comitê de Ética da, garantindo a confidencialidade e proteção dos dados.


O Canal de Ética está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pela internet ou pelo telefone 0800 878 9025. A ligação é gratuita e o número do seu telefone não será identificado.


Internet:www.canalintegro.com.br/jirauenergia

Importante: Antes de registrar um relato, navegue pelo site e conheça suas características e funcionamento.

Tendo certeza e segurança pessoal sobre o registro que pretende realizar, acesse “Registrar Denúncia” preencha o formulário correspondente e, caso deseje, anexe fotos, documentos ou outros arquivos.


Após o envio de seu relato, você recebe um número de protocolo para acompanhamento e para, até mesmo se quiser, oferecer mais informações adicionais. O IP do equipamento que registrou o relato jamais será identificado.

 

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