Bem-vindo ao Canal de Denúncias para Terceiros da Wirecard

Neste Canal você, fornecedor, parceiro ou terceiro pode, de forma responsável e segura, relatar
violações ao Código de Conduta da Wirecard e de leis e regulamentos em vigor.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Caso você tenha escolhido não se identificar, não será possível que o Time de Compliance entre em contato com você diretamente, sendo que tal time podera apenas incluir pedido de informação adicional no andamento da denúncia, o qual pode ser consultado através do número da denúncia no site da Iaux.
Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos membros do Time de Compliance da Wirecard, que poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer mais confiável.

Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos membros do Time de Compliance da Wirecard, os quais poderão entrar em contato com você para obter mais informações por meio de telefone ou e-mail e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável. A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte deste time só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização, sem a qual, o acesso a sua identificação permanecerá restrito ao referido time.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Todas as denúncias feitas pela web são recebidas e registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada para executar esta atividade.

Por que não é a própria empresa quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Iaux Brasil, demonstra que a organização está realmente preocupada com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus funcionários e colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.
Os resultados obtidos por ouvidorias externas são incomparavelmente melhores aos obtidos por ouvidorias internas, constituídas por funcionários da própria organização. As razões para essa maior eficiência são diversas. Se desejar saber mais sobre estas vantagens, clique aqui.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa fé?

A Wirecard coíbe ação retaliatória contra o fornecedor, parceiro ou terceiro que indicar uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do Código de Conduta da Wirecard.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta de um colaborador da Wirecard pode afetar a reputação dos fornecedores, parceiros e terceiros com quem a Wirecard se relaciona.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça apenas uma vez.

Posso fazer minha denúncia em casa?

Sim, pode! O canal não está vinculado a Wirecard, logo você pode realizar a sua denúncia no conforto e segurança da sua casa!

O que é assédio moral?

Assédio moral é a ocorrência repetida de atos humilhantes e constrangedores, por uma ou mais pessoas no ambiente de trabalho. Pode ser de maneira direta (xingamentos, acusações, gritos constantes, etc.), bem como indireta (propagação de boatos maliciosos, fofocas, isolamento social, etc.).

Importante lembrar que “broncas” normais e indicações de algum erro cometido não configuram assédio moral, desde que aplicadas com bom senso.

O que é corrupção?

Corrupção ocorre quando uma pessoa oferece dinheiro ou alguma outra vantagem à um funcionário público, em troca de favores. É crime previsto pelo artigo nº333 do código penal.

O que é lavagem de dinheiro?

O crime de “Lavagem de Dinheiro” consiste no método pelo qual uma pessoa maquia a origem de dinheiro recebido ilicitamente (geralmente recebido de corrupção), através da simulação de transações, da inserção do valor no faturamento da empresa, entre outros meios. Utiliza-se a lavagem de dinheiro para atribuir uma causa lícita ao recebimento de dinheiro, de maneira que os órgãos fiscalizadores não consigam identificar as transações suspeitas.