Bem-vindo ao Canal de Ética do Moip

Neste Canal você pode, de forma responsável e segura, relatar violações
ao Código de Ética e Conduta da empresa e de leis e regulamentos em vigor.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos membros do Comitê de Ética da empresa, que poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer mais confiável.

Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos gestores de Ética da empresa que poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável.
A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte deste grupo só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização, sem a qual, o acesso a sua identificação permanecerá restrito ao grupo mencionado anteriormente.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Todas as denúncias feitas pela web são recebidas e registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada para executar esta atividade.

Por que não é a própria empresa quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Iaux Brasil, demonstra que a organização está realmente preocupada com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus funcionários e colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.
Os resultados obtidos por ouvidorias externas são incomparavelmente melhores aos obtidos por ouvidorias internas, constituídas por funcionários da própria organização. As razões para essa maior eficiência são diversas. Se desejar saber mais sobre estas vantagens, clique aqui.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa fé?

A empresa coíbe ação retaliatória contra o colaborador que indicar uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do Código de Ética e Conduta. Se você sentir que pode estar sofrendo qualquer tipo de retaliação, poderá utilizar este canal para relatar os fatos.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos, a imagem da instituição, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial de gerar emprego e renda.

Vão me rotular como dedo duro se eu fizer uma denúncia?

Primeiramente, é importante esclarecer que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem com os colegas mais próximos.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça apenas uma vez.

Posso fazer minha denúncia em casa?

Sim, pode! O canal não está vinculado ao Moip, logo você pode realizar a sua denúncia no conforto e segurança da sua casa!

O que é assédio moral?

Assédio moral é a ocorrência repetida de atos humilhantes e constrangedores, por uma ou mais pessoas no ambiente de trabalho. Pode ser de maneira direta (xingamentos, acusações, gritos constantes, etc.), bem como indireta (propagação de boatos maliciosos, fofocas, isolamento social, etc.).

Importante lembrar que “broncas” normais e indicações de algum erro cometido não configuram assédio moral, desde que aplicadas com bom senso.

O que é corrupção?

Corrupção ocorre quando uma pessoa oferece dinheiro ou alguma outra vantagem à um funcionário público, em troca de favores. É crime previsto pelo artigo nº333 do código penal.

O que é lavagem de dinheiro?

O crime de “Lavagem de Dinheiro” consiste no método pelo qual uma pessoa maquia a origem de dinheiro recebido ilicitamente (geralmente recebido de corrupção), através da simulação de transações, da inserção do valor no faturamento da empresa, entre outros meios. Utiliza-se a lavagem de dinheiro para atribuir uma causa lícita ao recebimento de altas quantias de dinheiro, de maneira que os órgãos fiscalizadores não consigam identificar as transações suspeitas.

O que é fraude interna?

A fraude interna é atividade realizada por um ou mais colaboradores que, utilizando de seus acessos e posição na empresa, realizam desvios de dinheiro em benefício próprio.

O que é assédio sexual?

Assédio sexual é qualquer forma de abuso ou coerção, realizado geralmente por um superior, para obter da pessoa uma vantagem sexual de seus subordinados.