O Canal de Ética é um serviço de comunicação independente e seguro, em que é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Ética da JIRAU ENERGIA, bem como leis e regulamentos em vigor. É uma ferramenta segura e confidencial, de comunicação de preocupações ou ocorrência de desvios de conduta de pessoas relacionadas à Empresa, inclusive fornecedores.
As informações relatadas são recebidas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, que após tratamento inicial das informações, encaminha o relato para análise do Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA. Isso assegura o profissionalismo, sigilo absoluto, anonimato e o tratamento adequado de cada situação relatada.
A denúncia pode ser realizada sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com o Diretor ou Gerente responsável pelo suposto autor do incidente antes de realizar a denúncia.
Caso você não saiba quem é o Diretor ou o Gerente responsável, ou não se sinta confortável em relatar a estes profissionais, pois possui dúvidas sobre potencial cumplicidade ou, ainda, simplesmente deseja manter seu anonimato, reporte através de uma das ferramentas do Canal de Ética (website ou telefone).
Não, os relatos podem ser identificados ou anônimos. Entretanto, caso você se identifique, a sua identidade será preservada. Todas as informações oferecidas neste Canal serão tratadas com sigilo e confidencialidade.
O denunciante relata um incidente, anonimamente ou não, através dos canais disponíveis que são a internet e o telefone:
Pela internet: : O denunciante acessa o formulário de registro de denúncia em português ou inglês e preenche as informações. Ao processar o registro de sua denúncia, o denunciante recebe um número de caso (protocolo) para rastrear como o incidente é tratado.
A IAUX Brasil fará uma análise inicial para avaliar se as informações foram preenchidas corretamente e encaminhará o relato para o Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA, que vai analisar e tratar o caso.
Por telefone: As chamadas podem ser feitas em português e serão tratadas pelo provedor de serviços que registrará a informação relatada e posteriormente encaminhará a denúncia registrada para análise e tratamento do Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA. Igualmente ao registro feito pela internet, o denunciante recebe um número de caso (protocolo) para rastrear como o incidente é tratado.
Por quaisquer dos meios mencionados anteriormente, a denúncia é então encaminhada ao Comitê de Ética da JIRAU ENERGIA, que poderá encaminhar à Comissão de Investigação para análise e averiguação.
Se o Coordenador do Comitê de Ética julgar necessário, a denúncia pode ser investigada por um agente externo, desde que tenha o nível técnico suficiente, seja firmado um contrato específico para a investigação e garantida a observância dos princípios aplicáveis.
O objetivo da investigação é:
i) verificar a veracidade e exatidão dos fatos reportados na denúncia e
ii) identificar outros fatos e circunstâncias que podem ser de importância para a análise da denúncia.
Após a conclusão da fase inicial da análise e entendendo ser procedente, o Comitê de Ética convocará o Comitê Ético-Disciplinar para que esse fórum tome as medidas que julgar necessárias dentro dos padrões internos e aspectos legais.
Finalizada a averiguação interna, o Comitê de Ética atualizará a ferramenta para que o denunciante possa tomar ciência da conclusão.
Todas as informações relativas à denúncia (a denúncia em si, o relatório de investigação, as atas de reunião do comitê e a decisão) devem ser armazenados em um sistema sob reponsabilidade do Coordenador do Comitê de Ética da, garantindo a confidencialidade e proteção dos dados.
O Canal de Ética está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pela internet ou pelo telefone 0800 878 9025. A ligação é gratuita e o número do seu telefone não será identificado.
Importante: Antes de registrar um relato, navegue pelo site e conheça suas características e funcionamento.
Tendo certeza e segurança pessoal sobre o registro que pretende realizar, acesse “Registrar Denúncia” preencha o formulário correspondente e, caso deseje, anexe fotos, documentos ou outros arquivos.
Após o envio de seu relato, você recebe um número de protocolo para acompanhamento e para, até mesmo se quiser, oferecer mais informações adicionais. O IP do equipamento que registrou o relato jamais será identificado.