Bem vindo ao Canal de Ética da ENGIE Brasil

A Ética está presente no dia a dia, direcionando nossas ações nas relações profissionais e pessoais. Nossa conduta ética é a base que sustenta o desenvolvimento e o reconhecimento da ENGIE em todos os mercados em que atua.


Como parte do esforço constante da ENGIE em aprofundar seu compromisso com a ética e fornecer ferramentas fáceis para que qualquer pessoa possa relatar situações inapropriadas ou que não estão alinhadas com seus princípios, a ENGIE Brasil implementou um sistema de denúncias externo para todos os colaboradores e partes interessadas (fornecedores, subcontratados, sindicatos, ONGs, etc.).


Este sistema complementa os canais existentes e fortalece os esforços de ética e conformidade do Grupo.


É aberto a qualquer pessoa e de fácil uso, sendo garantido a confidencialidade das informações e o anonimato daqueles que não desejarem se identificar.


Neste Canal você pode forma responsável e segura, relatar violações ao Código de Ética, Guia de Práticas Éticas e demais políticas da ENGIE.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou o número de telefone que efetuou a ligação.


Aconselhamos que, ao fazer denúncias, você não comente isto com ninguém, nem com aquele que lhe parece ser muito confiável. Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não será revelada, pois você não assumirá riscos de comentários entre amigos.


Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo ao Setor de Ética da ENGIE Brasil que poderá entrar em contato com você por meio deste canal para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais abrangente e confiável. A divulgação da sua identidade só ocorrerá se for extremamente necessário e após sua autorização formal, sem a qual, o acesso à sua identificação permanecerá restrito aos membros ao Setor de Ética da ENGIE Brasil.


Quem pode utilizar esse canal?

O canal é destinado a todos aqueles que tomem conhecimento de um incidente ou suspeita de desvio ético.


Todos os colaboradores do grupo (tenham um contrato permanente ou temporário), independentemente da sua função, setor de atividade ou país.


Qualquer uma das partes interessadas do Grupo, em todos os nossos locais de trabalho, onde quer que estejamos: prestadores de serviços, fornecedores, subcontratados, populações que moram perto dos locais de trabalho do Grupo, ONGs, agências de classificação não financeiras, etc.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Tanto as denúncias feitas pela web quanto as realizadas por telefone, são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada, para executar esta atividade. Posteriormente serão encaminhadas ao Setor de Ética da ENGIE Brasil.


Por que não é a própria ENGIE Brasil quem recebe os relatos feitos inicialmente?

Para garantir a confidencialidade da identidade do denunciante e garantir que os relatos sejam processados objetivamente o Canal de Ética da ENGIE Brasil é gerenciado pela Iaux Brasil, Operador externo.


A terceirização do serviço de registro de denúncias de suposta violação ao Código de Ética e Guia de Práticas Éticas, reforça o compromisso da ENGIE Brasil em promover e manter um ambiente ético, justo, íntegro e transparente com todos aqueles com os quais nos relacionamos, bem como promove e estimula a honestidade e o comportamento ético de seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.

Os resultados obtidos por canais administrados por empresas independentes são melhores que os obtidos por canais internos. As razões para essa maior eficiência são diversas. Se desejar saber mais, clique aqui.


Para saber mais detalhes sobre o processo de tratamento da denúncia após o seu registro clique aqui.

Posso sofrer alguma consequência por ter feito uma denúncia de boa fé?

A ENGIE Brasil proíbe retaliação contra qualquer pessoa que indicar uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do seu Código de Ética e Guia de Práticas Éticas.


Todos os denunciantes agindo de boa-fé, pelo bem maior, com base em fatos de que tenham conhecimento pessoal, recebem a proteção concedida por lei e oferecida pelo Grupo.


Qualquer denunciante que acredite ter sofrido retaliações deve informar imediatamente o Setor de Ética da ENGIE Brasil, em particular através do do Canal de Ética. Se as acusações de retaliação forem verdadeiras, o Setor de Ética da ENGIE Brasil tomará todas as medidas necessárias para pôr fim à tal retaliação. No entanto, o Setor de Ética da ENGIE Brasil se reserva o direito de adotar todas as medidas apropriadas com relação as denúncias mal-intencionadas ou abusivas.


Por que eu devo denunciar?

A ENGIE considera a integridade como um dos princípios base da sua ética. Distinguir os atos éticos e evitar erros contribuem para a busca da excelência. Desta forma, a comunicação dos incidentes éticos contribui para prevenir e tratar situações de descumprimento.


Para tal, cabe a cada um de nós promover um ambiente ético, justo, íntegro e transparente, através dos seus comportamentos diários, no exercício da sua atividade, assim como nas relações comerciais, com o conjunto de interlocutores com quem interage.


Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços, a imagem da Companhia, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.


A Companhia vai me rotular como dedo duro se eu fizer uma denúncia?

Em hipótese alguma. É importante esclarecer que, caso decida fazer uma denúncia, é recomendável que você não comente com ninguém, nem com os colegas mais próximos.


Desta forma, conseguimos diminuir o ruído, curiosidade e debates sobre o tema, primando ainda pelo respeito dos possivelmente envolvidos no fato.


Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros de uma mesma ocorrência, não dará mais crédito, apenas trará maiores custos de processamento, perda de tempo na análise e demora na sua conclusão.