Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo ao Setor de Ética da ENGIE Brasil que poderá entrar em contato com você por meio deste canal para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais abrangente e confiável. A divulgação da sua identidade só ocorrerá se for extremamente necessário e após sua autorização formal, sem a qual, o acesso à sua identificação permanecerá restrito aos membros ao Setor de Ética da ENGIE Brasil.

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste Canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou o número de telefone que efetuou a ligação para o 0800 do Canal.

É recomendável que, ao fazer denúncia, você não comente isto com ninguém, nem com aquele que lhe parece ser muito confiável. Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não será revelada, pois você não assumirá riscos de comentários entre amigos.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços, a imagem da empresa, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.

Somos todos responsáveis pela promoção de um ambiente ético, justo, íntegro e transparente, através dos nossos comportamentos diários, no exercício das nossas atividades e nas relações internas e externas.

Comunicar um desvio de conduta, além de dever legal, pois devemos cumprir as políticas e normas da empresa, é também dever moral, pois contribui-se com a prevenção e tratamento de situações que podem trazer riscos para a empresa e para aqueles que com ela se relacionam.

Por que não é a própria ENGIE Brasil quem recebe os relatos feitos inicialmente?

Para garantir a confidencialidade da identidade do denunciante e que os relatos sejam analisados de forma sigilosa e sem acesso de pessoas não autorizadas ou envolvidas na situação denunciada, o Canal de Ética da ENGIE Brasil é gerenciado pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada.

A terceirização deste serviço reforça o compromisso da ENGIE em promover e manter um ambiente ético, justo, íntegro e transparente com todos aqueles que se relacionam com a empresa, bem como promove e estimula a honestidade e o comportamento ético de seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.

Os resultados obtidos por canais administrados por empresas independentes são melhores que os obtidos por canais internos.

Posso ser rotulado como “dedo-duro” se eu fizer uma denúncia?

É importante reforçar que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem mesmo com os colegas mais próximos.

Posso sofrer alguma consequência por ter feito uma denúncia de boa-fé?

A ENGIE proíbe retaliação contra qualquer pessoa que, de boa-fé, manifeste uma preocupação legítima, denuncie ou participe na investigação de uma suspeita de violação ao Código de Conduta, ainda que a denúncia se revele improcedente ao final da sua apuração.

Denunciantes de boa-fé sempre serão protegidos pela empresa de qualquer represália ou consequência negativa. Eventuais atos de retaliação não serão tolerados e colaboradores com comportamento de retaliação estarão sujeitos a medidas disciplinares.

Qualquer denunciante que acredite ter sofrido retaliação deve informar imediatamente a situação através deste Canal. Se identificada a procedência dos fatos, as medidas cabíveis serão adotadas para pôr fim à tal retaliação.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros de uma mesma ocorrência, não dará mais crédito, apenas trará maiores custos de processamento, perda de tempo na análise e demora na sua conclusão.

Quem pode utilizar esse canal?

O uso do Canal deve ser feito, sempre de boa-fé, por todo aquele que tiver conhecimento de um incidente ou suspeita de desvio de conduta que viole princípios éticos e as diretrizes do Código de Conduta da empresa, leis e regulamentos em vigor.

Isso quer dizer que colaboradores, tanto fixos como temporários, independentemente de sua função, ex-colaboradores, prestadores de serviços, clientes, enfim, todo aquele que, de alguma forma, se relaciona com a ENGIE, pode utilizar este Canal de Ética.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Tanto as denúncias feitas pela web quanto as realizadas por telefone, são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada, para executar esta atividade.

Após análise preliminar da Iaux, o registro é encaminhado para análise do Setor de Ética da ENGIE Brasil. Este encaminhamento é feito de forma segura dentro do sistema, sem que haja qualquer acesso de pessoas não autorizadas, incluindo aquelas mencionadas na denúncia.

Se eu perder o número de protocolo fornecido, consigo recuperá-lo?

Não!

Mesmo que você tenha se identificado em seu registro, não será possível recuperar o número de protocolo caso o tenha perdido. Isso ocorre porque, como exposto, o número de IP do computador ou telefone que ligou para o 0800 e originou a manifestação não são identificados.

Como não há outras informações capazes de comprovar a identidade de quem fez o registro, para garantir a segurança do processo, será necessário registrar um novo relato. Por isso, guarde o número de protocolo em local seguro.