Você está em um ambiente externo e independente da CESP, administrado pela Iaux Brasil, e nele podem ser denunciadas,

com segurança, condutas que não estão em conformidade com o Código de Conduta e Integridade da CESP.

Você tem a opção de identificar-se ou permanecer anônimo, com a garantia de sigilo absoluto.

Seu relato será analisado e você poderá acompanhar a evolução por meio do protocolo que lhe será fornecido.

Bem vindo ao Canal de Denúncias CESP

Neste Canal você pode, de forma responsável e segura, relatar violações
ao Código de Conduta e Integridade da Companhia e de leis e regulamentos em vigor.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou o número de telefone que efetuou a ligação. Importante alertar que, ao fazer denúncias, você não deve comentar isto com ninguém, nem com aquele que lhe parece ser muito confiável.
Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não será revelada, pois você não assumirá riscos de comentários entre amigos.


Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo ao Comitê de Ética da CESP que poderá entrar em contato com você por meio deste canal para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais abrangente e confiável. A divulgação da sua identidade só ocorrerá se for extremamente necessário e após sua autorização formal, sem a qual, o acesso à sua identificação permanecerá restrito aos membros do Comitê de Ética.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Tanto as denúncias feitas pela web quanto as realizadas por telefone, são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada, para executar esta atividade. Posteriormente serão encaminhadas ao Comitê de Ética.


Por que não é a própria CESP quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro de relatos de suposta violação ao Código de Conduta e Integridade, demonstra que a CESP está realmente preocupada com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus empregados e demais colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. Os resultados obtidos por empresas independentes são melhores que os obtidos por canais internos. As razões para essa maior eficiência são diversas. Se desejar saber mais, clique aqui.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa fé?

A CESP coíbe ação retaliatória contra qualquer pessoa que indicar uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do seu Código de Conduta e Integridade. Se você sentir que pode estar sofrendo qualquer tipo de retaliação, poderá utilizar este canal para relatar os fatos.


Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços, a imagem da Companhia, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.


A Companhia vai me rotular como dedo duro se eu fizer uma denúncia?

Em hipótese alguma. É importante esclarecer que, caso decida fazer uma denúncia, é recomendável que você não comente com ninguém, nem com os colegas mais próximos.


Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros de uma mesma ocorrência, não dará mais crédito, apenas trará maiores custos de processamento, perda de tempo na análise e demora na sua conclusão.